segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nós estamos de olho.
O Estadão está pagando alguma prenda para Lula e para o PT. A entrevista de capa, no dia da sagração de Dilma, feita com Lula, seguida de um editorial altamente suspeito, culmina com a cobertura parcial e tendenciosa sobre a "cassação" de Gilberto Kassab(DEM-SP), prefeito de São Paulo. Há pouco, o Estadão teve que desdizer o que disse, ao anunciar que Kassab obteve um efeito suspensivo da sentença em primeiro grau. Mas vejam uma das frases da matéria:

"Nesta segunda, o prefeito tentou dissociar os contratos da Prefeitura com empreiteiras das doações que recebeu..."

O autor é o jornalista Gabriel Pinheiro que, até 2007, manteve um blog, quando ainda trabalhava como repórter da Band, em Salvador. Em 23 de março daquele ano, o jornalista publicava o seguinte post:

A força dos Blogs

Quando perceberam que os blogs eram um forte canal de acesso à mídia, ainda pouco controlado pelos núcleos de poder central já existente na internet, jornalistas e políticos se uniram a adolescentes e passaram a escrever seus diários online. A visibilidade foi surpreendente, sobretudo com a ambiência das crises. Noblat passou a ter milhões de leitores. Foi abduzido pelo poder central e agora o blog dele está no Globo. Entre os políticos, os Blogs de Dirceu e Jefferson, ao lado do ex-blog de César Maia, são os mais festejados. Bob Jeff tem uma média de dois mil acessos por dia. Mas a força maior não está aí e sim no que a teoria da comunicação chama de referência cruzada. ou seja, a citação ao que é dito nos Blogs pela grande imprensa. A Veja, por exemplo, cita o Ex-Blog de César Maia quase semanalmente. Roberto Jefferson também tem atingido visibilidade frequente. Foi citado semana passada e nesta edição de Veja. César Maia também. O sinal de que estas citações estão mexendo com a geografia do poder midiático é que, esta seman, Veja não mais citou os Blogs como fonte das citações. Deu apenas o nome dos políticos autores da frase, sem contextualizar onde elas foram emitidas. Uma mudança. até semana passada, a Veja citava os Blogs como fonte. Fez isso com Jefferson e com César Maia. Esta semana não. É o poder que eles não querem compartilhar.

Três anos depois, podemos mandar um recado para o jornalista. Já somos quase 100 Blogs Pela Democracia. E a blogosfera está muito, muito mais forte. Trate de fazer jornalismo isento e profissional. Nós estamos de olho.
--
Postado por CORONEL no http://blogspelademocracia.blogspot.com em 22/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário